Saturday, February 3, 2007

A Diva é homenageada no Teatro Camões
















As homenagens são frequentes na sociedade de hoje. Aos que estão, ou não, entre nós são erguidos monumentos, ganham o nome de ruas, têm direito a centenas de publicações, mais ou menos biográficas. Talvez porque quando homenageamos alguém reafirmamos a nossa própria condição e, sobretudo, o tempo em que vivemos.
Maria Callas é um desses casos. A 'Diva'será, mais uma vez, homenageada no Teatro Camões, em Lisboa, no dia 9 de Fevereiro, pela companhia Lisboa Ballet Contemporâneo, numa coreografia de Benvindo Fonseca. Há quem a considere a maior cantora lírica do século XX. Maria Anna Sophie Cecilia Kalogeropoulos, filha de pais emigrantes, nasceu em Nova Iorque e, pelos 10 anos teve as suas primeiras lições de piano que continuou sozinha, mostrando a sua aptidão para a música. Com o divórcio dos pais, regressa a Atenas com a mãe, onde conclui o conservatório e se afirma como cantora, tendo adoptado em 1966 a nacionalidade grega.
A partir desse momento, o conturbado percurso de Maria é feito numa subida vertiginosa rumo ao sucesso - Callas pisou os maiores palcos do mundo como cantora lírica, tendo interpretado personagens marcantes de óperas de compositores como Verdi, Puccini, Bellini, Rossini ou Donizetti - até ao período entre 1974 e 1976 quando aceita fazer parte de uma tourné ao lado do seu colega e amigo Di Stefano. A 'Diva' morreu em 1977 em Paris e, até hoje, desconhece-se a causa da sua morte.
A voz de Callas será o ponto de partida para este espectáculo que pode ser visto até 11 de Fevereiro, ao longo do qual serão exibidas algumas imagens da vida de Maria Callas. Com música original do maestro César Viana e cenários do arquitecto José Garcia, "Callas" será interpretado pelos bailarinos Ângela Eckart, Débora Queiroz, Isadora Ribeiro, São Castro, Hugo Martins, Nuno Gomes e Tiago Careto, contando ainda com algumas árias cantadas por Callas 'transpostas' para piano por César Viana

No comments: